Seis Sigma, o que é? É o processo estável com 3,4 defeitos por milhão

 

 O que é Seis Sigma? 

É uma métrica de Metodologia da Gestão da Qualidade de 1 a 6 Sigma que admite que na escala máxima do 6 sigma qualquer processo estável possua apenas 3,4 defeitos por milhão de oportunidades, é como por exemplo faltar energia elétrica durante 1 hora a cada 34 anos. 

O Programa 6 Sigma que é implantado nas organizações tem o objetivo de fazer com que as Empresas ofereçam produtos de qualidade de referência para o mercado buscando ao mesmo tempo o zero defeito e ausência de variações ao longo do tempo,  garantindo a satisfação dos clientes e processos mais estáveis.

 

six sigma academy

mikel harry

O programa 6 Sigma foi criado na Motorola em 1987 com foco redução de defeitos na manufatura, Apoiados pela Six Sigma Academy e Ph.D. Mikel Harry foi estruturada uma Metodologia para resolução de problemas que utilizou as ferramentas clássicas da qualidade e como inovação a Estatística avançada para análise, solução e decisão sobe problemas de manufatura.

 

jack welch

Porém grande parcela do “boom” do Seis Sigma deve-se a sua implantação na GE – General Electric – liderada Ex-CEO Jack Welch que conseguiu por durante mais de 20 anos lucros anuais na casa de 2 dígitos percentuais.

 

 

ram charam

larry Bossidy

Outro Ex-CEO que utilizou o seis Sigma como ferramenta de Gestão para alavancar resultados foi Larry Bossidy, que presidiu a Honeywell e através do seu Best Seller “Execução” em parceria com Ram Charam conta em detalhes os passos para implantação eficaz de Gestão de resultados.

 

O Seis Sigma que tem como principal característica a condução de projetos sem investimentos alinhados aos objetivos e estratégias da organização com forte vínculo ao retorno financeiro.

No Brasil além das grandes organizações como Petrobrás, Braskem, AMBEV, Itaú, Whirlpool, Nestlé e Votorantim a maior parte das Empresas utiliza o seis sigma no seu sistema de Gestão integrado como principal ferramenta para melhoria dos processos, aumento da rentabilidade e descoberta de novos talentos.

Acesse viatreina para ver os cursos

* Elaborado por: Francisco Barros Costa
Master Black Belt- Consultor Independente

Veja os cursos de Belts no site da Viatreina

Green Belt Express viatreina FPN

Green Belt Salvadorblack Belt Express Viatreina FPN

Green Belt Maceió

Green Belt Recife

Black Belt Salvador

Black Belt Maceió

Black Belt Recife

 

 

Leave a Comment